quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Exercicios: Jorge Amado e Manoel Bandeira.

Jorge Amado
1. Os romances de Jorge Amado têm como espaço o estado da Bahia, local de sua origem. Quanto ao enredo, geralmente ele provém da vivência do escritor e seu contato:
a)as camadas populares da Bahia.
b)as camadas elitistas da Bahia.
c)as camadas populares do Rio de Janeiro.
d)as camadas elitistas do Rio de Janeiro.
e)as camadas populares e elitistas da Bahia

2. Quanto ao estilo literário de Jorge Amado, pode-se dizer que ele desenvolveu uma arte literária calcada:
a)na erudição, com o uso de termos e expressões pouco populares.
b)na cultura clássica, justificada por sua preocupação em desenvolver uma literatura tradicional.
c)na narrativa oral, na técnica de contador de caso.
d)no formato realista-naturalista, voltado para a comprovação de uma tese científica.
e)no modelo arcádico, primando pela obediência aos preceitos bucólicos.

3. O romance enfoca um grupo de garotos órfãos, marginalizados e desamparados, que, liderados por Pedro Bala, sobrevivem à custa de furtos e trapaças. No decorrer do romance, conta-se a histórias desses garotos e sua desintegração com o bando. Pedro Bala descreve que é filho de um líder sindical morto durante uma greve e, assim, acaba se tornando revolucionário comunista.
Esse é o enredo de qual romance de Jorge Amado?
a)Jubiabá
b)Mar morto
c)Capitães da areia
d)Seara vermelha
e)São Jorge dos Ilhéus

Manoel Bandeira
1. (Enem-MEC) “Poética, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento
modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora crítica e propostas que
representam o pensamento estático predominante na época.
Com base no poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:                      
a) critica o lirismo louco do movimento modernista.
b) critica todo e qualquer lirismo na Literatura.
c) propõe  o retorno ao lirismo do movimento romântico.
d) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
e) propõe a criação de um novo lirismo.

2. (FUVEST) Considere as seguintes afirmações sobre Libertinagem, de Manuel Bandeira:
I. O livro oscila entre um fortíssimo anseio de liberdade vital e estética e a interiorização cada vez mais profunda dos vultos familiares e das imagens brasileiras.
II. Por ser uma obra do início da carreira do autor, nela ainda são raras e quase imperceptíveis as contribuições técnicas e estéticas do Modernismo.
III. Em vários de seus poemas, a exploração de assuntos particulares e pessoais, aparentemente limitados, resulta em concepções muito amplas, de interesse geral, que ultrapassam a esfera pessoal do poeta.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) I e II
d) I e III
e) II e III

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